Biografia Alexandre Gueifão - Suishinkan-portugal 2017

Go to content

Main menu:

Biografia Alexandre Gueifão

José Alexandre Gueifão   -   Instrutor da Suishinkan Portugal - Membro do Conselho de Graduações na A.S.P  -  Fundador Dojo Suishinkan Portugal
Gueifão, Alexandre
1940 @ Lisboa, Portugal

5º Dan da NKS 
(grad. máx. 5º Dan)
Alexandre Gueifão nasceu em 07 de Dezembro de 1940.

 
E iniciou-se na prática de Judo em 1960 e na prática de Karate-do em 1964.

- 5º. Dan de Karate-do Shotokai Grau Máximo, com Diploma Oficial da Nihon Karate-do Shotokai.
- Curso de Formação para Agentes de Ensino de 2º.Grau pela CDAM - Publicação no Diário da República de 25-08-1986.
- Curso de Treinador de Karate Nível III Certificado pela “FNK-P” Federação Nacional Karate Portugal.
Curso de Treinador de Desporto Karate Grau 4 do ”IPDJ" Instituto Português de Desportos e Juventude".
- Certificado de participação no Kangeiko de Judo de 1967 organizado pela Fed. Portuguesa de Judo e orientado pelo Mestre Kiyoshi Kobayashi.
- Certificado de Judo com a Graduação de 3º Dan da “UNBU” União Nacional de Budo Portugal.
- Certificado com o Grau de Hanshi em Karate-do da “UNBU” União Nacional de Budo Portugal.

Praticante de Karate-do desde 1964 em Portugal, nas Associações: UBU "União Portuguesa de Budo e ASP "Associação Shotokai de Portugal" Aluno dos Mestres Pires Martins e Tetsuji Murakami.
Praticante de Judo desde 1960 em Portugal, nas Associações: Judokai, Judo Clube de Portugal e União Portuguesa de Budo. Aluno dos Mestres Kiyoshi Kobayashi e Pires Martins.

Foi co-introdutor da prática do Karate em Portugal na Academia de Budo, em Lisboa, onde começou a praticar em 1964 sob a orientação do seu primeiro Mestre de Karate-Do - Mestre Pires Martins da UBU "União Portuguesa de Budo".

O seu segundo Mestre foi Tetsuji Murakami Sensei, de quem foi aluno desde 1969, data que marca o nascimento efectivo da prática do estilo Shotokai em Portugal com a realização do primeiro estágio de Mestre Murakami.

De 1976 até 1986 participou de uma forma regular em quase todos os estágios orientados pelo Mestre Murakami num total de 25 estágios realizados em Portugal, tendo ainda participado em dois estágios realizados em França em 1970 e 1971.

Teve o privilégio de ainda participar no único estágio realizado em Portugal com a presença do Grande Mestre Shigeru Egami (Principal do Dojo Shotokan e Presidente da NKShotokai) o qual foi orientado pelo Mestre Tomoji Miyamoto.

Teve também o privilégio de participar nos estágios orientados pelo Grande Mestre Motohiro Yanagisawa e recentemente (Abril de 2005) orientado pelo Mestre Yoshiharu Takizawa, em Portugal; ambos da Nihon Karate-Do Shotokai.

Possui vários Diplomas acreditados:
- 5º Dan de Karate-do obtido no dia 10-06-2012 em exame no Japão no Dojo Central da NKS realizado pelo Júri da NKS e certificado pela Nihon Karate-Do Shotokai.
- Professor de Karate-do da “UBU” União Portuguesa de BUDO em 1967 com Certificação dos Mestre Tetsuji Murakami da Nihon Karate-Do Shotokai e Professor Sebastião Durão da UBU.
- Professor de Judo da UBU em 1967 outorgado pelo Prof. Sebastião Durão da UBU.
- Graduação de 1º. Dan de Judo certificada pela UBU.

Foi nomeado pelo Mestre Tetsuji Murakami como Membro de Conselho Técnico Nacional de Karate-do da Associação Shotokai de Portugal "ASP".

Durante muitos anos destacou-se como instrutor de várias escolas da região de Lisboa da ASP, tais como a Academia de Budo e as Escolas Murakami-kai do Cacém de Queluz e da Reboleira. Etc.

Exerceu durante as primeiras décadas de existência da Associação Shotokai de Portugal o cargo de Tesoureiro tendo sido eleito Presidente da ASP em Maio de 1999, cargo que ocupou até Março de 2006. Ocupa presentemente o cargo de Membro do Conselho Técnico Pedagógico da ASP.

Foi aluno de Judo dos Mestres Tony Strickler e Pires Martins e do Grande Mestre Kiyoshi Kobayashi.
Deu aulas de Judo durante dois anos no Colégio Militar sob a orientação do Tenente Coronel Freire de Almeida.
É Sócio da União Portuguesa de Budo.

Alexandre Gueifão é casado e tem dois filhos;
Um dos seus filhos é Pedro Gueifão 4º Dan de Karate-do Shotokai.
@ 2017 Suishinkan Portugal
Design & Programing by Pedro Gueifão | Tecnoingra-PG
Privacy & Cookies Notice
Contact Us
Back to content | Back to main menu